A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, é o órgão responsável por administrar e executar programas sociais de segurança pública de interesse do Município , bem como planejar e administrar o trânsito e a mobilidade urbana municipal.
Compete a Secretaria:
Desenvolver e implantar políticas que promovam a proteção ao cidadão articulando e integrando os organismos governamentais e a sociedade, visando organizar e ampliar a capacidade de defesa da população, nos limites de sua competência;
II-Fiscalizar e operar o funcionamento de câmeras de vigilância;
III-Promover a articulação, coordenação e integração das políticas municipais de trânsito e transporte;
IV-Promover a cooperação entre as instâncias federal e estadual, articulando-se com os demais órgãos da Administração e com a sociedade, visando otimizar as ações na área de segurança pública e social de interesse do Município;
V-Colaborar com a fiscalização municipal, na aplicação da legislação referente ao exercício do poder de polícia administrativa do Município;
VI-Promover a fiscalização das vias públicas, oferecendo o necessário suporte às demais secretarias municipais;
VII -Gerir e implantar política municipal de trânsito, planejar, projetar, regulamentar e operar o trânsito de veículos, pedestres, animais e promover o desenvolvimento da circulação e da segurança de pedestres e ciclistas.
VIII-Promover a educação para o trânsito.